top of page
  • Admin

Vanda Mendes Ribeiro no Vozes Urbanas: implementação de políticas educacionais e enfrentamento da de

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Vanda Mendes Ribeiro, membro da REIPPE, participou no dia 28 de agosto de 2019 de uma mesa de convidados sobre Políticas Públicas, possibilidades e desafios para a redução das desigualdades educacionais. No encontro, de iniciativa do Vozes Urbanas, da Fundação Tide Setubal, Vanda falou sobre Implementação de Políticas Educacionais e enfrentamento da desigualdade escolar baseada em estudos que ela e Claudia Vovio fizeram sobre 13 políticas educacionais e 2 experiências de escolas que enfrentaram a desigualdade, seguindo pesquisadores.

(...) Para a professora, as políticas públicas são os meios como são distribuídos os bens valorizados na sociedade, como a educação escolar. “Quando dizemos que todos têm direitos à educação básica, estamos definindo um critério de distribuição que nem sempre foi assim”.

Embora seja um direito para todos e todas, há um processo de desigualdade produzido dentro da escola. Assim, Vanda e a professora Claudia Vóvio, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pesquisaram 15 experiências ao redor do mundo nas quais as desigualdades são enfrentadas. O que estas experiências tinham em comum é que “as políticas estudadas pensaram não somente na suas formulações, mas em formas de implementação, nos processos de preparo dos agentes da educação e procedimentos de negociação para acontecerem de fato, além de preverem mecanismo de correção.”

Confira o vídeo na integra, publicado no Youtube da Enfrente:

24 visualizações0 comentário
bottom of page