top of page
PRODUÇÕES DA REIPPE

ALMEIDA, Diego Machado de Oliveira. Ações dos gestores escolares no processo de matrícula em uma escola municipal do Rio de Janeiro.  Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

BARROS, Natalia Martins. A Implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola: uma análise a partir da percepção dos agentes locais sob a perspectiva da gestão escolar. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto, 2020.

BATISTA, José Marques. Estudo do Índice de Qualidade Educacional (IQE) e seu efeito nos resultados educacionais e nas transferências da parcela discricionária da cota parte do ICMS nos municípios do Ceará. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Educação, Fortaleza, 2020.

BRECHES, B. Formação continuada em uma escola de território vulnerável do município de São Paulo. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UNICID, São Paulo, 2015.

CAMARGO, Flávia Pedrosa. O direito à educação de alunos com deficiência: aspectos da implementação da política de educação inclusiva em Corumbá/MS. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

CAMPOS, Luciana Monteiro de. Programa Educação Integral e integrada a implementação da política de educação integral do Estado de Minas Gerais a partir da percepção dos profissionais da escola. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Mariana, 2020.

COCK, Juliana Cristina Araujo do Nascimento. Estudo de revisão do arranjo institucional de implementação de políticas: o caso do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

CORREA, E.V. Accountability na educação: impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

COSTA, Paula Araujo. Arranjos Institucionais de Implementação: analisando o Consórcio CEDERJ. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, Rio de Janeiro 2021.

CRUZ, Maria do Carmo Meirelles Toledo. Implementação da política de creches nos municípios brasileiros após 1988: avanços e desafios nas relações intergovernamentais e intersetoriais. Tese (Doutorado) - Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, 2017.

FIRMINO, Estevão Marcos Armada. Implementação de uma Política Pública de Letramento: Análise Sobre o Programa Sala e Espaço de Leitura da Rede Municipal de São Paulo. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020.

GIUSTO, Silvana Menegoto Nogueira Di. A implementação do PNAIC na rede de ensino do município de São Paulo em territórios vulneráveis. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, São Paulo, 2018.

KUSANO, Leila Akemi Evangelista. Analisando a implementação do Programa Saúde na Escola em um Estabelecimento de Ensino Público do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, São Paulo, 2019.

LIMA, M.F.M. Correção de fluxo na rede pública municipal do Rio de Janeiro (2009-2014): aspectos da política e as trajetórias dos alunos. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

LOPES, B. S Vinicius. Cooperação federativa e financiamento da educação no atual PNE (2014-2024): uma análise dos processos de implementação do SNE, do CAQi e do CAQ. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

LOPES, Williane Aparecida. A implementação do Programa de Alfabetização na idade certa em territórios vulneráveis: uma análise a partir da experiência do município de Fortaleza. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Mariana, 2021.

MOTA, M. O. Entre a meritocracia e a equidade: O Prêmio Escola Nota Dez na percepção e atuação de agentes implementadores. Rio de Janeiro. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

OLIVEIRA, Alda Siqueira Lage. O nó da rede: percepções dos agentes formuladores e implementadores sobre a política de correção de fluxo da/na alfabetização Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Departamento de Educação, Rio de Janeiro, 2021.

OLIVEIRA, B. R. de. A implementação dos programas Bolsa Família e Oportunidades sob a perspectiva da condicionalidade educacional: uma análise a partir dos agentes públicos de base. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2014.

OLIVEIRA, M. M. Correção de fluxo em uma escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro: percepções e discricionariedade dos agentes implementadores. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

OLIVEIRA, Ryna Wanzeler. Dinâmicas de produção e reprodução de estigma e reputação nos procedimentos de matrícula entre escolas municipais do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

PALITOT, Katianne Cristina dos Santos. Implementação da política educacional para educação primária em Cuba: adesão e discricionariedade. Dissertação de (Mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, São Paulo, 2020.

PENNINCK, Renan Brazil. Equidade educacional nos anos iniciais do ensino fundamental e vulnerabilidade social nos territórios do município de São Paulo. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, São Paulo, 2019. 

PEREIRA-SILVA, C. Vulnerabilidade social nos territórios das grandes cidades, educação e o princípio de justiça como equidade na escola. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, São Paulo, 2016.

RAMOS, Maria Elizabete Neves. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Rio de Janeiro: implementação e (re)formulação da política. Tese (Doutorado) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

RIBEIRO, V. M. Justiça na escola e regulação institucional em redes de ensino do estado de São Paulo. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, USP, São Paulo, 2012.

ROCHA, Andreza Maria de Souza. Equidade educacional nos territórios vulneráveis do município de São Paulo. Dissertação de (Mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, São Paulo, 2021.

ROSSI, Daiana Mendes de Oliveira. A política de avaliação da Pós-graduação: uma análise da implementação a partir das percepções, práticas e estratégias dos implementadores na UFOP. Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Mariana, 2020.

SCHWAITZER, Bernardo Padula. O Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC): arranjos institucionais e capacidades estatais. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Departamento de Educação, Rio de Janeiro, 2021.

SEQUEIRA, Deisilucy de Aragão Fernandes. Implementação do Currículo de História e a Discricionariedade dos Agentes Implementadores em Escolas Públicas Cariocas. Dissertação (Mestrado) - UNIRIO, Programa de Pós-Graduação em educação, Rio de Janeiro, 2022.

SOUZA, Izabel Cristina de. Protagonistas, coadjuvantes ou figurantes: o papel de orientadores educacionais na implementação de políticas de inclusão de estudantes com deficiência. Dissertação (Mestrado) - UNIRIO, Programa de Pós-Graduação em educação, Rio de Janeiro, 2021.

STRELEC, Thamara Caroline. Relações intergovernamentais no contexto educacional brasileiro: um estudo a partir dos acordos de cooperação nas políticas públicas em educação. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2017.

TANGERINO-SILVA, N. T. Interdependência competitiva entre escolas e gestão escolar num território vulnerável. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UNICID, São Paulo, 2016.

TEIXEIRA, Marisa da Conceição. Os efeitos não revelados do Programa Bolsa Família a partir da condicionalidade educacional: uma análise com implementadoras locais e beneficiárias. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Mariana, 2021.

TRIPODI, Maria do Rosário Figueiredo. A instituição da agenda contratual na educação mineira: arquitetura de uma reforma. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, USP, São Paulo, 2014.

DEMAIS PRODUÇÕES

BAYER, M. F. O Programa PDE Escola: uma análise da sua implementação em Guarapuava-PR. 2012. 154 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UEPG. Disponível: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1338

 

LOTTA, S.G. – Implementação de políticas públicas: o impacto dos fatores relacionais e organizacionais sobre a atuação dos Burocratas de Nível de Rua no Programa Saúde da Família. 2010. 295 fls. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, USP. Disponível: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-20102010-120342/pt-br.php

 

PIRES, R. R. C. Flexible bureaucracies: discretion, creativity, and accountability in labor Market regulation and public sector management. 2009. 187 fls. Tese (Doutorado) – Department of urban studies and planning, Massachusetts Institute os Technology. Disponível: https://dspace.mit.edu/handle/1721.1/55135

bottom of page