PRODUÇÕES DA REIPPE
TESES E DISSERTAÇÕES
ALMEIDA, D. M. de O. Ações dos gestores escolares no processo de matrícula em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
BARROS, N. M. A implementação do programa dinheiro direto na escola: uma análise a partir da percepção dos agentes locais sob a perspectiva da gestão escolar. 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Ouro Preto, 2020.
BATISTA, J. M. Estudo do índice de qualidade educacional (IQE) e seu efeito nos resultados educacionais e nas transferências da parcela discricionária da cota parte do ICMS nos municípios do Ceará. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2020.
BRECHES, B. Formação continuada em uma escola de território vulnerável do município de São Paulo. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Unicid, São Paulo, 2015.
CAMPOS, L. M. de. Programa educação integral e integrada à implementação da política de educação integral do estado de Minas Gerais a partir da percepção dos profissionais da escola. 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Mariana, 2020.
CAMARGO, F. P. O direito à educação de alunos com deficiência: aspectos da implementação da política de educação inclusiva em Corumbá/MS. 2019. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
COCK, J. C. A. do N. Estudo de revisão do arranjo institucional de implementação de políticas: o caso do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid). 2018. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
COCK, J.C.A. do N. Quem conduz e para onde vai o Pibid? Arranjos de implementação e modelos formativos de professores: um estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior. Tese (Doutorado) – Departamento de Educação. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2022.
CORREA, E. V. Accountability na educação: impactos do prêmio escola nota dez no sistema público de ensino do Ceará. 2018. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
COSTA, P. A. Arranjos Institucionais de Implementação: analisando o Consórcio Cederj. 2021. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
CRUZ, M. do C. M. T. Implementação da política de creches nos municípios brasileiros após 1988: avanços e desafios nas relações intergovernamentais e intersetoriais. 2017. Tese (Doutorado) – Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, 2017.
Duarte, R. G. A implementação do programa aprendizagem na idade certa – mais paic no Cariri cearense. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
FIRMINO, E. M. A. Implementação de uma política pública de letramento: análise sobre o programa sala e espaço de leitura da rede municipal de São Paulo. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020.
GIUSTO, S. M. N. Di. A implementação do pnaic na rede de ensino do município de São Paulo em territórios vulneráveis. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, 2018.
KUSANO, L. A. E. Analisando a implementação do programa saúde na escola em um estabelecimento de ensino público do Distrito Federal. 2019. Dissertação (Mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, 2019.
LIMA, M. F. M. Correção de fluxo na rede pública municipal do Rio de Janeiro (2009-2014): aspectos da política e as trajetórias dos alunos. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
LOPES, B. S. V. Cooperação federativa e financiamento da educação no atual PNE (2014-2024): uma análise dos processos de implementação do SNE, do CAQi e do CAQ. 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
LOPES, W. A. A implementação do programa de alfabetização na idade certa em territórios vulneráveis: uma análise a partir da experiência do município de Fortaleza. 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Mariana, 2021.
MOTA, M. O. Entre a meritocracia e a equidade: o prêmio escola nota dez na percepção e atuação de agentes implementadores. Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
OLIVEIRA, A.S.L. O nó da rede: percepções dos agentes formuladores e implementadores sobre a política de correção de fluxo da/na alfabetização. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
OLIVEIRA, B. R. de. A implementação dos programas bolsa família e oportunidades sob a perspectiva da condicionalidade educacional: uma análise a partir dos agentes públicos de base. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2014.
OLIVEIRA, M. M. Correção de fluxo em uma escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro: percepções e discricionariedade dos agentes implementadores. 2017. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
OLIVEIRA, R. W. Dinâmicas de produção e reprodução de estigma e reputação nos procedimentos de matrícula entre escolas municipais do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
PALITOT, K. C. dos S. Implementação da política educacional para educação primária em Cuba: adesão e discricionariedade. 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, 2020.
PENNINCK, R. B. Equidade educacional nos anos iniciais do ensino fundamental e vulnerabilidade social nos territórios do município de São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, 2019.
PEREIRA-SILVA, C. Vulnerabilidade social nos territórios das grandes cidades, educação e o princípio de justiça como equidade na escola. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, 2016.
RAMOS, M. E. N. O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (pnaic) no Rio de Janeiro: implementação e (re)formulação da política. 2020. Tese (Doutorado) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
RIBEIRO, V. M. Justiça na escola e regulação institucional em redes de ensino do estado de São Paulo. 2012.Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2012.
ROCHA, A. M. de S. Equidade educacional nos territórios vulneráveis do município de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, 2021.
ROSSI, D. M. de O. A política de avaliação da pós-graduação: uma análise da implementação a partir das percepções, práticas e estratégias dos implementadores na Ufop. 2020. Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Mariana, 2020.
SCHWAITZER, B. P. O programa aprendizagem na idade certa (paic): arranjos institucionais e capacidades estatais. 2021. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
SEQUEIRA, D. de A. F. Implementação do currículo de história e a discricionariedade dos agentes implementadores em escolas públicas cariocas. 2022. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, UniRio, Rio de Janeiro, 2022.
SOUZA, I. C. de. Protagonistas, coadjuvantes ou figurantes: o papel de orientadores educacionais na implementação de políticas de inclusão de estudantes com deficiência. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, UniRio, Rio de Janeiro, 2021.
STRELEC, T. C. Relações intergovernamentais no contexto educacional brasileiro: um estudo a partir dos acordos de cooperação nas políticas públicas em educação. 2017. Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
SUMIYA, L.A. A Hora da Alfabetização: Atores, Ideias e Instituições na Construção do Paic-CE. 2015. Tese (doutorado) Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
TANGERINO-SILVA, N. T. Interdependência competitiva entre escolas e gestão escolar num território vulnerável. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Unicid, São Paulo, 2016.
TEIXEIRA, M. da C. Os efeitos não revelados do programa bolsa família a partir da condicionalidade educacional: uma análise com implementadoras locais e beneficiárias. 2021. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Mariana, 2021.
TRIPODI, M. do R. F. A instituição da agenda contratual na educação mineira: arquitetura de uma reforma. 2014.Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2014.
DEMAIS PRODUÇÕES
BAYER, M. F. O Programa PDE Escola: uma análise da sua implementação em Guarapuava-PR. 2012. 154 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UEPG. Disponível: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1338
LOTTA, S.G. – Implementação de políticas públicas: o impacto dos fatores relacionais e organizacionais sobre a atuação dos Burocratas de Nível de Rua no Programa Saúde da Família. 2010. 295 fls. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, USP. Disponível: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-20102010-120342/pt-br.php
PIRES, R. R. C. Flexible bureaucracies: discretion, creativity, and accountability in labor Market regulation and public sector management. 2009. 187 fls. Tese (Doutorado) – Department of urban studies and planning, Massachusetts Institute os Technology. Disponível: https://dspace.mit.edu/handle/1721.1/55135