SOBRE
A Rede REIPPE nasceu em 2014 da necessidade e inquietação de alguns pesquisadores na área Implementação de políticas públicas educacionais de um espaço onde fosse possível ampliar a capacidade de pesquisa, reflexão e interlocução com outras áreas de conhecimento com o campo educacional. A REIPPE é um foro de articulação de pesquisadores, aberto à participação de gestores de políticas públicas, profissionais da educação, estudantes e demais interessados na produção de conhecimento socialmente relevante sobre implementação de políticas públicas educacionais.
Propõe um espaço virtual e presencial de socialização e interlocução sobre a produção do conhecimento nessa área; Organiza, periodicamente, momentos de debate sobre implementação de políticas educacionais; Busca a inserção da discussão sobre implementação de políticas educacionais em espaços de socialização e articulação acadêmica já existentes, nacionais e internacionais.
Campos de impacto
- Produção de conhecimento acadêmico sobre Políticas Públicas Educacionais (Universidades, Pesquisadores, Centros de Pesquisa).
- Gestão Pública Educacional (Ministério, Secretarias, Departamentos, Coordenadorias, Escolas).
- Produção de conhecimento acadêmico sobre Ciência Política, Administração Pública e Sociologia (Universidades, Pesquisadores, Centros de Pesquisa).
Missão
Fomentar, produzir, disseminar conhecimento acadêmico e socialmente relevante sobre implementação de políticas públicas educacionais.
Visão
Uma sociedade onde a implementação das políticas públicas educacionais é realizada e aprimorada a partir de conhecimentos relevantes, consistentes e legítimos o que as torna mais eficazes na garantia da educação de qualidade para todos.
Princípios de pesquisa
1) Valorização da pluralidade de concepções teóricas e metodológicas e do diálogo interdisciplinar;
2) Reconhecimento da diversidade dos atores sociais envolvidos com a análise e implementação de políticas públicas educacionais;
3) Reconhecimento da importância da ênfase na análise de políticas educacionais, que não devem ser negadas ou legitimadas aprioristicamente;
4) Foco na produção de conhecimento sobre implementação de políticas públicas educacionais pautadas em evidências empiricamente validadas.
Princípios de rede
1) A REIPPE é um espaço de convivência democrática, sem qualquer conotação político-partidária. O modo plural e democrático de analisar as questões, decidir e agir valoriza a liberdade de opinião, a negociação e a construção coletiva de consensos.
2) O alcance dos resultados da atuação da REIPPE depende da atuação, participação e iniciativa de seus membros. Participar significa assumir a corresponsabilidade pela atuação na e pela REIPPE.
3) A REIPPE propõe-se a ser transparente quanto aos critérios que guiam as decisões tomadas em seu nome no que tange a: governança, ação programática, recursos, comunicação, êxitos e desafios do seu percurso.
Compromisso com a rede
Participação, colaboração, conexão, compartilhamento e disseminação de conhecimento. Uma rede só existe quando há participação. Participar significa atuar, apoiar, promover e atuação na e pela rede. Atuar em rede requer a prática constante da conexão, do relacionamento e da interlocução. Participar da REIPPE implica partilhar dos mesmos propósitos e valores, além de compartilhar informações, recursos, responsabilidades, êxitos e desafios da rede e seus membros.
CONHEÇA NOSSO REGIMENTO INTERNO INTERNO COMPLETO CLICANDO AQUI
COORDENAÇÃO E ARTICULAÇÃO 2022/2023

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada ao Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS) e ao Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGP). Professora visitante no King´s College London (2020). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Tem experiência na área de gestão e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, desigualdade, administração pública.
E-mail: lilia.asuca@gmail.com

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e professora da Pós-graduação em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) (2017) . É Mestre em Administração Pública e Governo pela mesma instituição. Graduou-se em Administração Pública pela EAESP-FGV (1985) e possui Especialização em Terceiro Setor pela FGV (2001).
E-mail: carminhameirelles@gmail.com

Doutora em Educação pela PUC Rio (2016) e Mestre em Educação pela mesma instituição (2011). Realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF entre 2018-2019. Possui especialização em Administração Escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1996) e em Educação Brasileira e Movimentos Sindicais pela UFF (2002). Graduou-se em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Foi diretora de escola pública de ensino fundamental na rede pública municipal do Rio de Janeiro entre 1994 e 2012. Foi Professora Substituta do Departamento de Administração Escolar (EDA), da Faculdade de Educação da UFRJ (2017-2019). Atualmente é Gerente Técnica do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Ministério Público do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Pesquisas GESQ - Gestão e Qualidade da Educação, do Departamento de Educação da PUC Rio. E-mail: 13fatimamlima@gmail.com
SUPLENTE:
Fabiana Silva Fernandes
CONSELHO DELIBERATIVO:
Vanda Mendes Ribeiro, Cynthia Paes de Carvalho e Breynner Ricardo de Oliveira (Suplente: Ana Cristina Prado de Oliveira)
CONSELHO FISCAL:
Alicia Maria Catalano de Bonamino, Naira Muylaert e Rodrigo Rosistolato (Suplente: Adolfo Ignácio Calderón)
COORDENAÇÃO E ARTICULAÇÃO 2019/2021

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Doutora em Educação pela PUC-Rio (2015) - sua tese recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese Edição 2016 - onde também concluiu um Pós-Doutoramento (PDJ, CNPq, 2016). É Mestre em Educação pela mesma instituição (2012). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e possui Especialização em Teoria e Prática Piagetiana pela Unicamp (2001).
E-mail: ana.oliveira@unirio.br

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2007). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenador Geral do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFOP.
E-mail: breynner.oliveira@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais, da Fundação Carlos Chagas, integrando o grupo de pesquisas Educação e Infância: políticas e práticas, na linha de pesquisa Infância, História e Sociedade.
E-mail: fsfernandes@fcc.org.br

É formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2007); Mestre em Educação (2002) e Doutora em Ciências Humanas - Educação (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Realizou o Programa de Doutorado Sanduíche (2014) na L´Université de Génève.
E-mail: naira@puc-rio.br
MEMBROS FUNDADORES

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO, pesquisadora bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.
E-mail: alicia@puc-rio.br

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, professor titular do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pesquisador bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO, pesquisadora bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
E-mail: cynthiapaesdecarvalho@puc-rio.br

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, IPPUR (UFRJ), pesquisadora do Observatório das Metrópoles e do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.
E-mail: mckoslinski@gmail.com

Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Seus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e as outras esferas da vida social.
E-mail: rodrigo.rosistolato@gmail.com

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP com sanduíche na Universidade de Genebra. Vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e docente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Gestores Escolares (Mestrado Profissional) da Unicid.
E-mail: vanda.ribeiro@unicid.edu.br
MEMBROS PESQUISADORES
Adolfo Ignácio Calderón, PUC- SP
Alexsandro do Nascimento Santos, UNICID e EPCMSP
Alícia Maria Catalano de Bonamino, PUC - Rio
Ana Cristina Prado de Oliveira, UNIRIO
Angela Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná
Breynner Ricardo de Oliveira, UFOP
Catarina Ianni Segatto, CEM, UFABC e CETIC
Catherine Rojas Merchan, Fund. Telefônica Vivo - FGV EAESP
Cynthia Paes de Carvalho, PUC - Rio
Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará
Fabiana da Silva Bento, INSTITUTO UNIBANCO
Fabiana Silva Fernandes, Carlos Chagas
Flávia Gonçalves da Silva, UFF
Jianne Ines Fialho Coelho, UFOP
Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock
Mariane Campelo Koslinski, UFRJ
Marina Meira de Oliveira, PUC RJ
Maria de Fátima Magalhães de Lima, UFRJ
Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, UNICID
Maria Océlia Mota, PUC-Rio
Miriam Abramovay, Université Lyon 2
Nelson Simão Gimenes, FCC e PUC-SP
Pedro Murgel Hsia, Associação Nova Escola
Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, UFRJ
Silvio Cesar Nunes Militão, UNESP
Thamara Caroline Strelec,Tríade Conhecimento em Políticas Públicas
GRUPOS DE PESQUISA
Líder(es) do grupo: Vanda Mendes Ribeiro e Claudia Lemos Vóvio - Instituição do grupo: Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Líder(es) do grupo: Adolfo Ignacio Calderón - Instituição do grupo: Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
Líder(es) do grupo: Alicia Maria Catalano de Bonamino - Instituição do grupo: Pontifícia Universidade Católica do RJ - PUC-Rio
Líder(es) do grupo: Cynthia Paes de Carvalho e Ana Cristina Prado de Oliveira - Instituição do grupo: PUC-Rio
Líder(es) do grupo: Profª. Dra. Elisângela Bernado da Silva (coordenação) e Profª. Dra. Ana Cristina Prado de Oliveira (vice-coordenação) Instituição do Grupo: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Líder(es) do grupo: Profª. Dra. Mariane Campelo Koslinski .
Instituição do Grupo: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Líder(es) do grupo:
Instituição do Grupo: Universidade Cidade de São Paulo
Projeto de Pesquisa: Implementação de Políticas: promoção da equidade ou reprodução das desigualdades?
Líder(es) do grupo: Sandra Gomes
Instituição do Grupo: UFRN (DAPGS e DPP)