top of page
SOBRE

A Rede REIPPE nasceu em 2014 da necessidade e inquietação de alguns pesquisadores na área Implementação de políticas públicas educacionais de um espaço onde fosse possível ampliar a capacidade de pesquisa, reflexão e interlocução com outras áreas de conhecimento com o campo educacional. A REIPPE é um foro de articulação de pesquisadores, aberto à participação de gestores de políticas públicas, profissionais da educação, estudantes e demais interessados na produção de conhecimento socialmente relevante sobre implementação de políticas públicas educacionais.

 

Propõe um espaço virtual e presencial de socialização e interlocução sobre a produção do conhecimento nessa área; Organiza, periodicamente, momentos de debate sobre implementação de políticas educacionais; Busca a inserção da discussão sobre implementação de políticas educacionais em espaços de socialização e articulação acadêmica já existentes, nacionais e internacionais.

 

Campos de impacto

 

- Produção de conhecimento acadêmico sobre Políticas Públicas Educacionais (Universidades, Pesquisadores, Centros de Pesquisa).

- Gestão Pública Educacional (Ministério, Secretarias, Departamentos, Coordenadorias, Escolas).

- Produção de conhecimento acadêmico sobre Ciência Política, Administração Pública e Sociologia (Universidades, Pesquisadores, Centros de Pesquisa).

 

Missão 

Fomentar, produzir, disseminar conhecimento acadêmico e socialmente relevante sobre implementação de políticas públicas educacionais.

 

Visão

Uma sociedade onde a implementação das políticas públicas educacionais é realizada e aprimorada a partir de conhecimentos relevantes, consistentes e legítimos o que as torna mais eficazes na garantia da educação de qualidade para todos.

 

Princípios de pesquisa

 

1) Valorização da pluralidade de concepções teóricas e metodológicas e do diálogo interdisciplinar;

 

2) Reconhecimento da diversidade dos atores sociais envolvidos com a análise e implementação de políticas públicas educacionais;

 

3) Reconhecimento da importância da ênfase na análise de políticas educacionais, que não devem ser negadas ou legitimadas aprioristicamente;

 

4) Foco na produção de conhecimento sobre implementação de políticas públicas educacionais pautadas em evidências empiricamente validadas.

 

Princípios de rede 

 

1) A REIPPE é um espaço de convivência democrática, sem qualquer conotação político-partidária. O modo plural e democrático de analisar as questões, decidir e agir valoriza a liberdade de opinião, a negociação e a construção coletiva de consensos.

 

2) O alcance dos resultados da atuação da REIPPE depende da atuação, participação e iniciativa de seus membros. Participar significa assumir a corresponsabilidade pela atuação na e pela REIPPE.

 

3) A REIPPE propõe-se a ser transparente quanto aos critérios que guiam as decisões tomadas em seu nome no que tange a: governança, ação programática, recursos, comunicação, êxitos e desafios do seu percurso.

 

Compromisso com a rede

Participação, colaboração, conexão, compartilhamento e disseminação de conhecimento. Uma rede só existe quando há participação. Participar significa atuar, apoiar, promover e atuação na e pela rede. Atuar em rede requer a prática constante da conexão, do relacionamento e da interlocução. Participar da REIPPE implica partilhar dos mesmos propósitos e valores, além de compartilhar informações, recursos, responsabilidades, êxitos e desafios da rede e seus membros.

 

 

CONHEÇA NOSSO REGIMENTO INTERNO INTERNO COMPLETO CLICANDO AQUI

COORDENAÇÃO E ARTICULAÇÃO 2024/2025
1701805639191 (1)_edited.jpg
WhatsApp Image 2024-01-23 at 9.17_edited
WhatsApp Image 2024-02-26 at 3_edited.pn

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação com licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE/UFRJ) entre 2011 e 2018. Bolsista do Observatório Educação e Cidade (OBEDUC/CAPES) entre 2011 e 2014. Atualmente é bolsista de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na linha de Sociologia da Educação, vice-líder do grupo de pesquisa de Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio) 

Realizou estágio pós-doutoral em Educação: Formação de Formadores (PUC-SP). É Doutor e Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP), com licenciatura em Filosofia, Pedagogia e Letras. É pesquisador da Fundação Carlos Chagas (FCC). Lidera o grupo de pesquisas “Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Subjetividades. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional), da Universidade Cidade de São Paulo, na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-graduação Profissional: Formação de Gestores Educacionais, da Universidade Cidade de São Paulo.  Seus estudos e pesquisas abordam os seguintes temas: coordenação pedagógica; liderança educativa; gestão escolar; implementação de políticas educacionais, reformas curriculares; gestão pedagógica

Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas com estágio doutoral no Instituto de Gobierno y Políticas Públicas na Universidad Autònoma de Barcelona, Mestre em Administração Pública e Governo pela Escola Brasileira de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas com Bacharelado em Comunicação Social, com experiência em docência em instituições de ensino superior.  É autora e/ou co-autora de livros e artigos científicos, abordando os temas cooperação intergovernamental, consórcios públicos, movimentos de combate à corrupção, reforma do Estado e políticas educacionais. É Diretora Executiva da Tríade Conhecimento em Políticas Públicas.

SUPLENTE:
Rodrigo Rosistolato
.


CONSELHO DELIBERATIVO:
Alicia Maria C. Bonamino, Ana Cristina P. Oliveira e Breynner Oliveira (Suplente: Angela Scalabrin Coutinho).


CONSELHO FISCAL:
Cynthia Paes de Carvalho, Maria de Fátima M. Lima e Fabiana Silva Fernandes (Suplente: Lilia Asuca Sumiya).
COORDENAÇÃO E ARTICULAÇÃO 2022/2023
IMG_20220118_123456_edited.jpg

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada ao Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS) e ao Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGP). Professora visitante no King´s College London (2020). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Tem experiência na área de gestão e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, desigualdade, administração pública. 

E-mail: lilia.asuca@gmail.com

maria do carmo_edited_edited.jpg

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e professora da Pós-graduação em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) (2017) . É Mestre em Administração Pública e Governo pela mesma instituição. Graduou-se em Administração Pública pela EAESP-FGV (1985) e possui Especialização em Terceiro Setor pela FGV (2001). 

E-mail: carminhameirelles@gmail.com

Foto Fatima Lima.jpeg

Doutora em Educação pela PUC Rio (2016) e Mestre em Educação pela mesma instituição (2011). Realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF entre 2018-2019. Possui especialização em Administração Escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1996) e em Educação Brasileira e Movimentos Sindicais pela UFF (2002). Foi diretora de escola pública de ensino fundamental na rede pública municipal do Rio de Janeiro entre 1994 e 2012. Foi Professora Substituta do Departamento de Administração Escolar (EDA), da Faculdade de Educação da UFRJ (2017-2019). Atualmente é Gerente Técnica do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Ministério Público do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Pesquisas GESQ - Gestão e Qualidade da Educação, do Departamento de Educação da PUC Rio. E-mail: 13fatimamlima@gmail.com

SUPLENTE:
Fabiana Silva Fernandes


CONSELHO DELIBERATIVO:
Vanda Mendes Ribeiro, Cynthia Paes de Carvalho e Breynner Ricardo de Oliveira (Suplente: Ana Cristina Prado de Oliveira)


CONSELHO FISCAL:
Alicia Maria Catalano de Bonamino, Naira Muylaert e Rodrigo Rosistolato (Suplente: Adolfo Ignácio Calderón)
COORDENAÇÃO E ARTICULAÇÃO 2019/2021
20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Doutora em Educação pela PUC-Rio (2015) - sua tese recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese Edição 2016 - onde também concluiu um Pós-Doutoramento (PDJ, CNPq, 2016). É Mestre em Educação pela mesma instituição (2012). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e possui Especialização em Teoria e Prática Piagetiana pela Unicamp (2001). 

E-mail: ana.oliveira@unirio.br

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2007).  Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto.  Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenador Geral do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFOP.

E-mail: breynner.oliveira@gmail.com

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais, da Fundação Carlos Chagas, integrando o grupo de pesquisas Educação e Infância: políticas e práticas, na linha de pesquisa Infância, História e Sociedade.

E-mail: fsfernandes@fcc.org.br

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

É formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2007); Mestre em Educação (2002) e Doutora em Ciências Humanas - Educação (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Realizou o Programa de Doutorado Sanduíche (2014) na L´Université de Génève.

E-mail: naira@puc-rio.br 

MEMBROS FUNDADORES
20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO, pesquisadora bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C. 

E-mail: alicia@puc-rio.br

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, professor titular do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pesquisador bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

E-mail: adolfo.ignacio@puc-campinas.edu.br

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO, pesquisadora bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

E-mail: cynthiapaesdecarvalho@puc-rio.br

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, IPPUR (UFRJ), pesquisadora do Observatório das Metrópoles e do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

E-mail: mckoslinski@gmail.com

Screenshot_4.png

Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Seus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e as outras esferas da vida social.

E-mail: rodrigo.rosistolato@gmail.com

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP com sanduíche na Universidade de Genebra. Vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e docente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Gestores Escolares (Mestrado Profissional) da Unicid.

E-mail: vanda.ribeiro@unicid.edu.br

MEMBROS PESQUISADORES
MEMBROS ESTUDANTES

Ana Paula Lopes Spineli Macedo 

Anderson Gonçalves Costa, IFCE - BIO

Daniel Rômulo de Carvalho Rocha, UNICID

Emerson Soares Barbosa - BIO

Fabiana da Silva Bento, INSTITUTO UNIBANCO - BIO

Gustavo Adolf Fichter Filho - BIO
Grécia Roberta Torcinelli Sigaud Xavier, UNICID - BIO

Isa Daniele Mariano de Souza Sá

Jéssica Beatriz Silva - BIO

Jianne Inês Fialho Coelho, UFOP - BIO

Julciane Castro da Rocha, PUC/SP - BIO
Josiane da Silva dos Santos, UNICID 

Kelly Cristina Brito de Jesus - BIO

Leane Rodrigues Martins, UFRJ - BIO

Maria Michelle Fernandes Alves - BIO

Monica Anniele Nagata do Vau

Mutaro Seidi - BIO

Natalia Rigueira Fernandes - BIO

Paulo de Carvalho Junior - BIO

Rodrigo Gonçalves Duarte, UFMS - BIO

Thatiana Antunes Vieira da Silva - BIO

Tereza Cristina de Almeida Guimarães - BIO

MEMBROS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO

​Ariane Dabien Garrido Barroso - BIO

Camila Campos Tinoco Fattori - BIO

Danilo José dos Santos - BIO

Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira - BIO

Eduardo Cézar da Silva - BIO

Eduardo Cardoso, UNICID 

Flávia Camargo Pedrosa - BIO

Laercio Moreira, UNICID

Luisa Gomes de Almeida Vilardi - BIO

Roberta Leite Panico - BIO

Rosângela Cristina Rosa Passos Felix - BIO

Sandra Lúcia Ferreira - BIO

Vanessa Ester Ferreira Nunes - BIO

MEMBROS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS

José Marques Batista - BIO

MEMBROS AMIGOS DA REIPPE

Leila Akemi Evangelista Kusano, UNICID

Márcia Aparecida Jacomini, UNIFESP - BIO

GRUPOS DE PESQUISA

Líder(es) do grupo: Vanda Mendes Ribeiro e Claudia Lemos Vóvio - Instituição do grupo: Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Líder(es) do grupo: Adolfo Ignacio Calderón - Instituição do grupo: Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Líder(es) do grupo: Alicia Maria Catalano de Bonamino e Naira da Costa Muylaert Lima - Instituição do grupo: Pontifícia Universidade Católica do RJ - PUC-Rio

Líder(es) do grupo: Cynthia Paes de Carvalho e Ana Cristina Prado de Oliveira - Instituição do grupo: PUC-Rio

Líder(es) do grupo: Profª. Dra. Elisângela Bernado da Silva (coordenação) e Profª. Dra. Ana Cristina Prado de Oliveira (vice-coordenação) Instituição do Grupo: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Líder(es) do grupo: Profª. Dra. Mariane Campelo Koslinski . 

Instituição do Grupo: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

 

Líder(es) do grupo:  Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz  e Alexandro do Santos Nascimento

Instituição do Grupo: Universidade Cidade de São Paulo

Projeto de Pesquisa: Implementação de Políticas: promoção da equidade ou reprodução das desigualdades?
Líder(es) do grupo: Sandra Gomes

Instituição do Grupo: UFRN (DAPGS e DPP)

bottom of page