top of page
  • Admin

VIII Reunião Anual da REIPPE: 2 dias de debates e resultados de trabalhos.

Nos dias 15 e 16 de março de 2018 foi realizada a VIII Reunião da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe). O encontro foi sediado pela Universidade Federal do Paraná, na cidade de Curitiba, sob coordenação do Prof. Ângelo Souza e sua equipe do Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE).


Pela primeira vez a reunião teve duração de dois dias e contou com a participação de convidados que compartilharam e debateram os resultados de seus trabalhos, colaborando assim, com a continuidade da discussão sobre procedimentos e problemas no desenvolvimento de investigações nesta área das políticas educacionais.

No primeiro dia, Márcia Aparecida Jacomini, professora de graduação e pós graduação do departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e desenvolve pesquisa em Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional, falou sobre seus estudos a respeito de políticas públicas educacionais no Brasil. Em seguida, João Ferreira de Oliveira, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), presidente da ANPAE - Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação, integrante do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais - DRI/CAPES e líder do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Historia da Educação no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq, apresentou suas reflexões sobre os principais desafios da pesquisa na área de políticas públicas educacionais no Brasil.

No segundo dia, Roberto Rocha Coelho Pires, pesquisador do Instituto de Políticas Econômicas Aplicadas (IPEA) e professor dos mestrados profissionais da Escola Nacional de Administração Pública e do IPEA/Brasília, expôs suas pesquisas sobre as dificuldades e possibilidades na implementação de políticas públicas.

As primeiras investigações realizadas por pesquisadores sob orientação de membros integrantes da REIPPE, utilizando a perspectiva dos referenciais estudados na rede sobre implementação de políticas foram apresentadas no segundo dia do encontro.


Marina Meira de Oliveira (PUC-Rio) expôs seu estudo sobre o programa de Correção de Fluxo em escolas públicas do Rio de Janeiro, com enfoque nas percepções e discricionariedade dos agentes implementadores - sob orientação de Cynthia Paes de Carvalho.


Claudia Regina Baukat Silveira Moreira (UFPR) exibiu os dados de sua tese sobre a Avaliação do Programa Universidade para Todos (PROUNI) - sob orientação de Ângelo de Souza.


Silvana Di Giusto (UNICID) apresentou sua pesquisa sobre a implementação do programa Pnaic (Pacto nacional para alfabetização na idade certa) em escolas públicas localizadas em territórios vulneráveis de São Paulo, sob a perspectiva das percepções dos agentes implementadores - sob orientação de Vanda Mendes Ribeiro.


Maria Océlia Mota (PUC-Rio) falou sobre os aspectos da meritocracia e equidade encontrados no Prêmio Escola Nota Dez do Ceará, de acordo com a percepção e atuação dos agentes implementadores - sob orientação de Alicia Bonamino.

As pesquisas ensejaram debates e reflexões de especialistas, como João Ferreira de Oliveira (UFG), Jefferson Mainardes (UFPG) e Alicia Bonamino (PUC-Rio), a respeito das possibilidades e contribuições de estudos sobre implementação para a área de pesquisa direcionadas para as políticas públicas.

Por fim, o encontro foi encerrado com uma Oficina, composta por membros da REIPPE e convidados, para refletir sobre possíveis objetos de pesquisa que possam contribuir com estudos futuros sobre implementação de políticas públicas, considerando aspectos como Financiamento, Desigualdades educacionais e a Coordenação das políticas educacionais.

CHAMADA:

Veja em detalhes, a programação do evento. A VIII Reunião da Reippe será realizada nos dias 15 e 16 de março de 2018, a partir de 8h30h, na Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE), Reitoria – Ed. D. Pedro I, Rua Gal. Carneiro, 460, Centro, Curitiba – PR. A reunião contará com palestrantes e debatedores de expressão nacional na área de políticas educacionais e políticas públicas - João Ferreira de Oliveira (UFGO), Márcia Jacomini (UNIFESP), Jefferson Mainardes (UFPG), Alicia Bonamino (Puc-Rio) e Roberto Pires (IPEA). As primeiras dissertações/teses elaboradas com base em referenciais discutidos no âmbito da REIPPE serão apresentadas por alunas de pós-graduação: Silvana Menegoto Di Giusto (Unicid), Claudia Regina Baukat S. Moreira (UFPR), Maria Océlia Mota (PUC-Rio) e Marina Meira de Oliveira (Puc-Rio).


107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page