top of page

REIPPE no XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, organizado pela Anpae.

No dia 03 de setembro de 2021 das 16h30 às 18h30 a REIPPE apresentará um painel com o tema "A rede de estudos em implementação de políticas públicas educacionais: pesquisas no campo."


O painel discute a implementação de cinco políticas educacionais em nível nacional, estadual, municipal e local, a partir de distintas perspectivas teóricas e metodológicas:


A primeira apresentação analisa a trajetória e os contextos de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores (DCN 2015; 2019) em nível nacional e no Curso de Ciências Biológicas em duas Universidades Federais mineiras. No nível local, analisa a relevância dos contextos institucionais e das interpretações dos agentes de base nesses processos.


O segundo trabalho avalia a percepção dos usuários sobre a implementação do Programa de Educação Remota formulado pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Os dados que subsidiaram a avaliação advieram do monitoramento e análise de 388 comentários de alunos, responsáveis e professores relativos a 36 postagens na página oficial da SEE no Facebook, entre os meses de maio e outubro de 2020.


A terceira apresentação discute as lógicas de ação dos orientadores educacionais para implementar as políticas públicas de Educação Especial em dois municípios fluminenses. A pesquisa se deu por meio de entrevistas com orientadores educacionais e outros agentes das escolas e da Secretaria de Educação. A quarta exposição analisa a implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará e as conexões associadas à colaboração entre diferentes instâncias federativas. Discute-se como questões político-partidárias dificultaram a implementação do PAIC na cidade de Fortaleza.


Finalmente, apresenta-se uma discussão metodológica sobre o uso de questionários em pesquisas sobre implementação, a partir da experiência com o Programa São Paulo Integral na rede municipal paulistana.


Painelistas:

Dr. Breynner Ricardo de Oliveira (UFOP) - Coordenador

Mdo. Gustavo Adolf Fichter Filho (UFOP)

Mda. Izabel Cristina de Souza (UNIRIO)

Me. Bernardo Padula (PUC-RJ)

Dra. Cynthia Paes de Carvalho (PUC-RJ)

Sala: P7 Monitor(a): Natália Camila Ferreira de Souza / Mayara Correa da Silva Mendes


E no dia 10/09/2021 das 14h às 16h pesquisadores da REIPPE apresentarão o painel: A implementação do Programa São Paulo Integral e a qualidade da educação no ensino fundamental – análises e proposições.


O painel apresenta pesquisa sobre a implementação do “Programa São Paulo Integral (PSPI)” no município de São Paulo, coordenada por Vanda Mendes Ribeiro, da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), e realizada em 2019 e 2020 em parceria com 23 pesquisadores de diferentes universidades do país, vários da Rede de Estudos sobre Políticas Públicas Educacionais (Reippe).


Pautou-se na literatura sobre implementação de políticas públicas para verificar os desafios do programa com atenção especial às desigualdades, sobretudo, as relativas à vulnerabilidade social dos territórios. A metodologia adotada envolveu duas fases. Na primeira, verificou-se, com dados da Prova Brasil, se o PSPI influenciou as práticas escolares (pela comparação entre situações de escolas da rede com e sem o Programa, em território vulnerável e não vulnerável), bem como o impacto sobre o sucesso dos alunos. Na segunda, com uso de questionário aplicado a distância, buscou-se a opinião dos agentes implementadores e dos beneficiários do PSPI.


A pesquisa foi operacionalizada por dimensões, em torno das quais se organizaram as/os pesquisadores e instituições parceiras. Para esta apresentação, foram selecionadas as dimensões: arranjo institucional; currículo, uso do tempo e ambiente educativo. Um dos principais resultados indica que, apesar de o Programa ser recente – iniciado em 2016 –, a participação no PSPI amplia as chances de aprovação dos estudantes, com impacto positivo junto a um grupo normalmente apontado como vítima da reprovação e do insucesso escolar: estudantes do sexo masculino que vivem em contextos de alta vulnerabilidade social.


Painelistas:

Dra. Alicia Bonamino (PUC-RJ) – Coordenadora

Dra. Vanda Mendes Ribeiro (UNICID)

Dra. Naira da Costa Muylaert Lima (PUC-RJ)

Dra. Claudia Valentina Assumpção Galian (USP)

Dra. Ecleide Cunico Furnaletto (UNICID)

Sala: P8 Monitor(a): Danila Vieira de Melo / Elizete Jankoski Nogatz


Conforme o site da Anpae o evento tem como tema central a "Comemoração dos 60 Anos da Anpae", que organiza simpósios nacionais bianuais com forte tradição na área de política e administração da educação. O evento acontece de 31 de agosto a 17 de setembro de 2021, no formato virtual.







82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page