top of page

Estudo sobre recomposição de aprendizagens para o MEC

A pesquisadora e membro da rede, Fabiana Silva Bento, coordenou, por meio do Instituto Unibanco e em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a elaboração de dois relatórios inéditos que compõem o Diagnóstico Nacional das Ações para Recomposição das Aprendizagens.


Os documentos oferecem um panorama abrangente das estratégias desenvolvidas por estados e capitais brasileiras para lidar com um dos maiores desafios da educação básica na atualidade: a defasagem de aprendizagem dos estudantes, agravada pela pandemia de Covid-19 e por eventos climáticos extremos que têm impactado o funcionamento das escolas.

O que revela o diagnóstico

Os relatórios trazem uma análise detalhada sobre:

  • Avanços e desafios das políticas de recomposição implementadas em todo o território nacional;

  • Estratégias adotadas por estados e capitais para garantir o direito à aprendizagem;

  • Oportunidades para o fortalecimento de políticas públicas educacionais mais equitativas e efetivas.

A recomposição das aprendizagens, como destaca o material, vai além da recuperação de conteúdos específicos. Trata-se de um conjunto de estratégias que visa garantir o desenvolvimento pleno de conhecimentos, habilidades e competências adequados a cada etapa escolar, com foco na redução das desigualdades educacionais.

📘 Relatório 1 – Diagnóstico Nacional das Ações para Recomposição das Aprendizagens: "https://mecred.mec.gov.br/recurso/370109" (https://reference-url-citation.invalid/0) 📗 Relatório 2 – Análise das iniciativas de recomposição das aprendizagens: "https://mecred.mec.gov.br/recurso/370110" (https://reference-url-citation.invalid/1)


Esperamos que os materiais possam contribuir para pesquisas, debates e para o fortalecimento das políticas públicas educacionais.

 
 
 

Comentários


bottom of page