top of page

A implementação de iniciativas do Ensino Fundamental II: avanços e desafios


A primeira mesa da XIII Reunião Anual da Reippe vai debater os avanços e desafios do Ensino Fundamental II no Brasil, etapa pouco abordada nas pesquisas sobre políticas públicas educacionais. A Reippe, visando superar essa lacuna, convida os palestrantes: César Callegari (Consultor educacional) e Cláudia Davis (FCC). A mediação da mesa será feita por Maria de Fátima M. Lima (Reippe) e os comentários por Cynthia Paes de Carvalho (Puc-Rio).


Cesar Callegari: Sociólogo e consultor educacional. É presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. Membro do Conselho Nacional de Educação por 12 anos, presidiu a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Foi Secretário de Educação Básica do MEC e Secretário de Educação do Município de São Paulo; Diretor da Faculdade SESI–SP de Educação, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Secretário Estadual Adjunto da Cultura de São Paulo, entre outros cargos ocupados. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre educação pública.

Claúdia Davis: Bacharel em Ciências (Stanford University - CA - EUA). Possui mestrado em Psicologia Experimental (USP-SP) e doutorado em Psicologia do Escolar e Desenvolvimento Humano (USP-SP). Pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas/ FCC (1981-2013); Professora titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia Educacional (PUC-SP). Foi professora visitante do Programa de mestrado e Doutorado da Seton Hall (NJ - EUA, 2006-2008) e na Universidade da Província de Buenos Aires (UPBA, 1997-2004). Principais interesses: Desenvolvimento humano e aprendizagem; Avaliação educacional; Formação docente e desenvolvimento profissional; Escola básica.


O evento é gratuito e aberto a pesquisadores, estudantes, gestores públicos e interessados no tema. Para participar, é necessário realizar a inscrição no link: https://forms.gle/ZxwyGXpUPrcZjSZy5.

12 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page