SOBRE
A Rede REIPPE nasceu em 2014 da necessidade e inquietação de alguns pesquisadores na área Implementação de políticas públicas educacionais de um espaço onde fosse possível ampliar a capacidade de pesquisa, reflexão e interlocução com outras áreas de conhecimento com o campo educacional.
A Rede é formada por pesquisadores de diversas instituições com o objetivo contribuir para a divulgação e o adensamento de pesquisas na área de implementação de políticas públicas educacionais e promover o diálogo entre pesquisadores e gestores de políticas educacionais.
Propõe um espaço virtual e presencial de socialização e interlocução sobre a produção do conhecimento nessa área;
Organiza, periodicamente, momentos de debate sobre implementação de políticas educacionais;
Busca inserção da discussão sobre implementação de políticas educacionais em espaços de socialização e articulação acadêmica já existentes, nacionais e internacionais.
Campos de atuação
-
Educação (Universidades, Pesquisadores, Centros de Estudo) - produção de conhecimento, formação e disseminação.
-
Gestão Pública Educacional (Políticas de Educação) - avaliação e decisão.
-
Política Pública (Pesquisadores e estudiosos) - também em outros campos acadêmicos.
Missão
A Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE) tem como missão PRODUZIR E DISSEMINAR CONHECIMENTO ACADÊMICO E SOCIALMENTE RELEVANTE SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.
Visão
A REIPPE tem como visão SER RECONHECIDA COMO UM ESPAÇO DE DIÁLOGO PLURAL E DIVERSO E DE REFERÊNCIA EM SEUS CAMPOS DE ATUAÇÃO. PRODUZINDO E DIVULGANDO CONHECIMENTO RELEVANTE, CONSISTENTE E LEGÍTIMO QUE INCIDA NA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.
Princípios
A REIPPE orienta-se pelos seguintes princípios:
-
Valorização da pluralidade de concepções teóricas e metodológicas e do diálogo interdisciplinar;
-
Reconhecimento da diversidade dos atores sociais envolvidos com a análise e implementação de políticas públicas educacionais;
-
Ênfase na análise de políticas educacionais, que não devem ser negadas ou legitimadas aprioristicamente;
-
Foco na produção de conhecimento sobre implementação de políticas educacionais pautadas em evidências empiricamente validadas.
Compromisso com a rede: Participação, colaboração, conexão, compartilhamento e disseminação de conhecimento.
Uma rede só existe quando há participação.
Participar significa atuar, apoiar, promover e atuação na e pela rede. Atuar em rede requer a prática constante da conexão, do relacionamento e da interlocução.
Participar da REIPPE implica partilhar dos mesmos propósitos e valores, além de compartilhar informações, recursos, responsabilidades, êxitos e desafios do a rede e seus membros.
Perspectivas de pesquisa
Estratégias de implementação adotadas por formuladores de política com vistas ao alcance dos resultados previstos, considerando a relação que se estabelece com e entre os agentes implementadores;
Interação entre agentes implementadores em torno de ações que se reportam a diretrizes estabelecidas por órgãos dirigentes ou responsáveis pela gestão das redes públicas de ensino;
Conflitos de interesse entre agentes implementadores e entre agentes e formuladores de política educacionais;
Características socioculturais dos agentes implementadores e dos formuladores das políticas educacionais;
Condições de implementação de políticas educacionais (exemplos: disponibilização dos recursos financeiros necessários, qualidade dos recursos humanos, necessidades de formação, instrumentos utilizados para a implementação, entre outros);
Elos lógicos do percurso de implementação das políticas educacionais considerando o regime de colaboração da CF88 (exemplo: gestor nacional – gestor estadual – gestor regional – gestor local ou municipal – gestor escolar – agente escolar);
Busca de padrões de implementação das políticas educacionais (modelos de regulação).
EQUIPE DE ARTICULAÇÃO E COORDENAÇÃO ATUAL

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Doutora em Educação pela PUC-Rio (2015) - sua tese recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese Edição 2016 - onde também concluiu um Pós-Doutoramento (PDJ, CNPq, 2016). É Mestre em Educação pela mesma instituição (2012). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e possui Especialização em Teoria e Prática Piagetiana pela Unicamp (2001).
E-mail: ana.oliveira@unirio.br

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2007).
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenador Geral do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFOP.
E-mail: breynner.oliveira@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006).
É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais, da Fundação Carlos Chagas, integrando o grupo de pesquisas Educação e Infância: políticas e práticas, na linha de pesquisa Infância, História e Sociedade.
E-mail: fsfernandes@fcc.org.br

É formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2007); Mestre em Educação (2002) e Doutora em Ciências Humanas - Educação (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Realizou o Programa de Doutorado Sanduíche (2014) na L´Université de Génève.
E-mail: naira@puc-rio.br
MEMBROS FUNDADORES E CONSELHO CONSULTIVO

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO, pesquisadora bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.
E-mail: alicia@puc-rio.br

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, professor titular do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pesquisador bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO, pesquisadora bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
E-mail: cynthiapaesdecarvalho@puc-rio.br

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, IPPUR (UFRJ), pesquisadora do Observatório das Metrópoles e do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. E-mail: mckoslinski@gmail.com

Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Seus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e as outras esferas da vida social. E-mail: rodrigo.rosistolato@gmail.com

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP com sanduíche na Universidade de Genebra. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e docente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Gestores Escolares (Mestrado Profissional) da Unicid. E-mail: vanda.ribeiro@unicid.edu.br
MEMBROS PESQUISADORES
Alexsandro do Nascimento Santos, UNICID e EPCMSP
Angela Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná
Catarina Ianni Segatto, CEM, UFABC e CETIC
Catherine Rojas Merchan, Fund. Telefônica Vivo - FGV EAESP
Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará
Fabiana da Silva Bento, INSTITUTO UNIBANCO
Flávia Gonçalves da Silva, UFF
Jianne Ines Fialho Coelho, UFOP
Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock
Karina Carrasqueira Lopes, PUC RJ
Maria de Fátima Magalhães de Lima, UFRJ
Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, UNICID
Maria Océlia Mota, PUC-Rio
Miriam Abramovay, Université Lyon 2
Nelson Simão Gimenes, FCC e PUC-SP
Pedro Murgel Hsia, Associação Nova Escola
Silvio Cesar Nunes Militão, UNESP
Thamara Caroline Strelec,Tríade Conhecimento em Políticas Públicas
GRUPOS DE PESQUISA
Líder(es) do grupo: Vanda Mendes Ribeiro e Claudia Lemos Vóvio - Instituição do grupo: Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Líder(es) do grupo: Adolfo Ignacio Calderón - Instituição do grupo: Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
Líder(es) do grupo: Alicia Maria Catalano de Bonamino - Instituição do grupo: Pontifícia Universidade Católica do RJ - PUC-Rio
Líder(es) do grupo: Cynthia Paes de Carvalho e Ana Cristina Prado de Oliveira - Instituição do grupo: PUC-Rio
Líder(es) do grupo: Profª. Dra. Elisângela Bernado da Silva (coordenação) e Profª. Dra. Ana Cristina Prado de Oliveira (vice-coordenação) Instituição do Grupo: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Líder(es) do grupo: Profª. Dra. Mariane Campelo Koslinski .
Instituição do Grupo: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ