SOBRE

A Rede REIPPE nasceu em 2014 da necessidade e inquietação de alguns pesquisadores na área Implementação de políticas públicas educacionais de um espaço onde fosse possível ampliar a capacidade de pesquisa, reflexão e interlocução com outras áreas de conhecimento com o campo educacional. A REIPPE é um foro de articulação de pesquisadores, aberto à participação de gestores de políticas públicas, profissionais da educação, estudantes e demais interessados na produção de conhecimento socialmente relevante sobre implementação de políticas públicas educacionais.

 

Propõe um espaço virtual e presencial de socialização e interlocução sobre a produção do conhecimento nessa área; Organiza, periodicamente, momentos de debate sobre implementação de políticas educacionais; Busca a inserção da discussão sobre implementação de políticas educacionais em espaços de socialização e articulação acadêmica já existentes, nacionais e internacionais.

 

Campos de impacto

 

- Produção de conhecimento acadêmico sobre Políticas Públicas Educacionais (Universidades, Pesquisadores, Centros de Pesquisa).

- Gestão Pública Educacional (Ministério, Secretarias, Departamentos, Coordenadorias, Escolas).

- Produção de conhecimento acadêmico sobre Ciência Política, Administração Pública e Sociologia (Universidades, Pesquisadores, Centros de Pesquisa).

 

Missão 

Fomentar, produzir, disseminar conhecimento acadêmico e socialmente relevante sobre implementação de políticas públicas educacionais.

 

Visão

Uma sociedade onde a implementação das políticas públicas educacionais é realizada e aprimorada a partir de conhecimentos relevantes, consistentes e legítimos o que as torna mais eficazes na garantia da educação de qualidade para todos.

 

Princípios de pesquisa

 

1) Valorização da pluralidade de concepções teóricas e metodológicas e do diálogo interdisciplinar;

 

2) Reconhecimento da diversidade dos atores sociais envolvidos com a análise e implementação de políticas públicas educacionais;

 

3) Reconhecimento da importância da ênfase na análise de políticas educacionais, que não devem ser negadas ou legitimadas aprioristicamente;

 

4) Foco na produção de conhecimento sobre implementação de políticas públicas educacionais pautadas em evidências empiricamente validadas.

 

Princípios de rede 

 

1) A REIPPE é um espaço de convivência democrática, sem qualquer conotação político-partidária. O modo plural e democrático de analisar as questões, decidir e agir valoriza a liberdade de opinião, a negociação e a construção coletiva de consensos.

 

2) O alcance dos resultados da atuação da REIPPE depende da atuação, participação e iniciativa de seus membros. Participar significa assumir a corresponsabilidade pela atuação na e pela REIPPE.

 

3) A REIPPE propõe-se a ser transparente quanto aos critérios que guiam as decisões tomadas em seu nome no que tange a: governança, ação programática, recursos, comunicação, êxitos e desafios do seu percurso.

 

Compromisso com a rede

Participação, colaboração, conexão, compartilhamento e disseminação de conhecimento. Uma rede só existe quando há participação. Participar significa atuar, apoiar, promover e atuação na e pela rede. Atuar em rede requer a prática constante da conexão, do relacionamento e da interlocução. Participar da REIPPE implica partilhar dos mesmos propósitos e valores, além de compartilhar informações, recursos, responsabilidades, êxitos e desafios da rede e seus membros.

 

CONHEÇA NOSSO REGIMENTO INTERNO INTERNO COMPLETO CLICANDO AQUI

COORDENAÇÃO E ARTICULAÇÃO 2022/2023
lilia.jpg

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada ao Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS) e ao Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGP). Professora visitante no King´s College London (2020). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Tem experiência na área de gestão e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, desigualdade, administração pública. 

E-mail: lilia.asuca@gmail.com

maria do carmo_edited_edited.jpg

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e professora da Pós-graduação em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) (2017) . É Mestre em Administração Pública e Governo pela mesma instituição. Graduou-se em Administração Pública pela EAESP-FGV (1985) e possui Especialização em Terceiro Setor pela FGV (2001). 

E-mail: carminhameirelles@gmail.com

Foto Fatima Lima.jpeg

Doutora em Educação pela PUC Rio (2016) e Mestre em Educação pela mesma instituição (2011). Realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF entre 2018-2019. Possui especialização em Administração Escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1996) e em Educação Brasileira e Movimentos Sindicais pela UFF (2002). Graduou-se em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Foi diretora de escola pública de ensino fundamental na rede pública municipal do Rio de Janeiro entre 1994 e 2012. Foi Professora Substituta do Departamento de Administração Escolar (EDA), da Faculdade de Educação da UFRJ (2017-2019). Atualmente é Gerente Técnica do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Ministério Público do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Pesquisas GESQ - Gestão e Qualidade da Educação, do Departamento de Educação da PUC Rio. E-mail: 13fatimamlima@gmail.com

SUPLENTE:
Fabiana Silva Fernandes


CONSELHO DELIBERATIVO:
Vanda Mendes Ribeiro, Cynthia Paes de Carvalho e Breynner Ricardo de Oliveira (Suplente: Ana Cristina Prado de Oliveira)


CONSELHO FISCAL:
Alicia Maria Catalano de Bonamino, Naira Muylaert e Rodrigo Rosistolato (Suplente: Adolfo Ignácio Calderón)
COORDENAÇÃO E ARTICULAÇÃO 2019/2021
20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Doutora em Educação pela PUC-Rio (2015) - sua tese recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese Edição 2016 - onde também concluiu um Pós-Doutoramento (PDJ, CNPq, 2016). É Mestre em Educação pela mesma instituição (2012). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e possui Especialização em Teoria e Prática Piagetiana pela Unicamp (2001). 

E-mail: ana.oliveira@unirio.br

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2007).  Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto.  Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenador Geral do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFOP.

E-mail: breynner.oliveira@gmail.com

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais, da Fundação Carlos Chagas, integrando o grupo de pesquisas Educação e Infância: políticas e práticas, na linha de pesquisa Infância, História e Sociedade.

E-mail: fsfernandes@fcc.org.br

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

É formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2007); Mestre em Educação (2002) e Doutora em Ciências Humanas - Educação (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Realizou o Programa de Doutorado Sanduíche (2014) na L´Université de Génève.

E-mail: naira@puc-rio.br 

MEMBROS FUNDADORES
20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO, pesquisadora bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. 

E-mail: alicia@puc-rio.br

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, professor titular do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pesquisador bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

E-mail: adolfo.ignacio@puc-campinas.edu.br

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO, pesquisadora bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

E-mail: cynthiapaesdecarvalho@puc-rio.br

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, IPPUR (UFRJ), pesquisadora do Observatório das Metrópoles e do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

E-mail: mckoslinski@gmail.com

Screenshot_4.png

Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Seus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e as outras esferas da vida social.

E-mail: rodrigo.rosistolato@gmail.com

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP com sanduíche na Universidade de Genebra. Vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e docente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Gestores Escolares (Mestrado Profissional) da Unicid.

E-mail: vanda.ribeiro@unicid.edu.br

MEMBROS PESQUISADORES
GRUPOS DE PESQUISA

Líder(es) do grupo: Vanda Mendes Ribeiro e Claudia Lemos Vóvio - Instituição do grupo: Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Líder(es) do grupo: Adolfo Ignacio Calderón - Instituição do grupo: Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Líder(es) do grupo: Alicia Maria Catalano de Bonamino - Instituição do grupo: Pontifícia Universidade Católica do RJ - PUC-Rio

Líder(es) do grupo: Cynthia Paes de Carvalho e Ana Cristina Prado de Oliveira - Instituição do grupo: PUC-Rio

Líder(es) do grupo: Profª. Dra. Elisângela Bernado da Silva (coordenação) e Profª. Dra. Ana Cristina Prado de Oliveira (vice-coordenação) Instituição do Grupo: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Líder(es) do grupo: Profª. Dra. Mariane Campelo Koslinski . 

Instituição do Grupo: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

 

Líder(es) do grupo: 

Instituição do Grupo: Universidade Cidade de São Paulo

Projeto de Pesquisa: Implementação de Políticas: promoção da equidade ou reprodução das desigualdades?
Líder(es) do grupo: Sandra Gomes

Instituição do Grupo: UFRN (DAPGS e DPP)