SOBRE
A Rede REIPPE nasceu em 2014 da necessidade e inquietação de alguns pesquisadores na área Implementação de políticas públicas educacionais de um espaço onde fosse possível ampliar a capacidade de pesquisa, reflexão e interlocução com outras áreas de conhecimento com o campo educacional. A REIPPE é um foro de articulação de pesquisadores, aberto à participação de gestores de políticas públicas, profissionais da educação, estudantes e demais interessados na produção de conhecimento socialmente relevante sobre implementação de políticas públicas educacionais.
Propõe um espaço virtual e presencial de socialização e interlocução sobre a produção do conhecimento nessa área; Organiza, periodicamente, momentos de debate sobre implementação de políticas educacionais; Busca a inserção da discussão sobre implementação de políticas educacionais em espaços de socialização e articulação acadêmica já existentes, nacionais e internacionais.
Campos de impacto
-
Produção de conhecimento acadêmico sobre Políticas Públicas Educacionais (Universidades, Pesquisadores, Centros de Pesquisa).
-
Gestão Pública Educacional (Ministério, Secretarias, Departamentos, Coordenadorias, Escolas).
-
Produção de conhecimento acadêmico sobre Ciência Política, Administração Pública e Sociologia (Universidades, Pesquisadores, Centros de Pesquisa).
Missão
Fomentar, produzir, disseminar conhecimento acadêmico e socialmente relevante sobre implementação de políticas públicas educacionais.
Visão
Uma sociedade onde a implementação das políticas públicas educacionais é realizada e aprimorada a partir de conhecimentos relevantes, consistentes e legítimos o que as torna mais eficazes na garantia da educação de qualidade para todos.
Princípios de pesquisa
1) Valorização da pluralidade de concepções teóricas e metodológicas e do diálogo interdisciplinar;
2) Reconhecimento da diversidade dos atores sociais envolvidos com a análise e implementação de políticas públicas educacionais;
3) Reconhecimento da importância da ênfase na análise de políticas educacionais, que não devem ser negadas ou legitimadas aprioristicamente;
4) Foco na produção de conhecimento sobre implementação de políticas públicas educacionais pautadas em evidências empiricamente validadas.
Princípios de rede
1) A REIPPE é um espaço de convivência democrática, sem qualquer conotação político-partidária. O modo plural e democrático de analisar as questões, decidir e agir valoriza a liberdade de opinião, a negociação e a construção coletiva de consensos.
2) O alcance dos resultados da atuação da REIPPE depende da atuação, participação e iniciativa de seus membros. Participar significa assumir a corresponsabilidade pela atuação na e pela REIPPE.
3) A REIPPE propõe-se a ser transparente quanto aos critérios que guiam as decisões tomadas em seu nome no que tange a: governança, ação programática, recursos, comunicação, êxitos e desafios do seu percurso.
Compromisso com a rede
Participação, colaboração, conexão, compartilhamento e disseminação de conhecimento. Uma rede só existe quando há participação. Participar significa atuar, apoiar, promover e atuação na e pela rede. Atuar em rede requer a prática constante da conexão, do relacionamento e da interlocução. Participar da REIPPE implica partilhar dos mesmos propósitos e valores, além de compartilhar informações, recursos, responsabilidades, êxitos e desafios da rede e seus membros.
Para conhecer nosso regimento interno completo clique AQUI
MEMBROS FUNDADORES
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO, pesquisadora bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
E-mail: alicia@puc-rio.br
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, professor titular do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pesquisador bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO, pesquisadora bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
E-mail: cynthiapaesdecarvalho@puc-rio.br
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, IPPUR (UFRJ), pesquisadora do Observatório das Metrópoles e do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.
E-mail: mckoslinski@gmail.com
Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Seus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e as outras esferas da vida social.
E-mail: rodrigo.rosistolato@gmail.com
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP com sanduíche na Universidade de Genebra. Vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e docente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Gestores Escolares (Mestrado Profissional) da Unicid.
E-mail: vanda.ribeiro@unicid.edu.br