Sobre Nós

Algumas diretrizes de funcionamento da REIPPE: a) constitui-se como uma rede de pesquisadores interessados na questão da implementação de políticas educacionais; b) propõe um espaço virtual e presencial de socialização e interlocução sobre a produção do conhecimento nessa área; c) organiza, periodicamente, momentos de debate sobre implementação de políticas educacionais; d) busca inserção da discussão sobre implementação de políticas educacionais em espaços de socialização e articulação acadêmica já existentes, nacionais e internacionais.

Acesso Rápido

  • Facebook

Links Úteis

ABAVE - Associação Brasileira de Avaliação Educacional

http://ixreuniao.abave.org.br/

ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação

http://www.anpae.org.br/website/

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

http://www.anped.org.br/

 

Portal de Periódicos CAPES

http://www.periodicos.capes.gov.br/

 

Educ@. Públicações online em educação

http://educa.fcc.org.br/ 

Vanda Mendes Ribeiro no Vozes Urbanas: implementação de políticas educacionais e enfrentamento da desigualdade escolar.

September 1, 2019

 

Vanda Mendes Ribeiro, membro da REIPPE, participou no dia 28 de agosto de 2019 de uma mesa de convidados sobre Políticas Públicas, possibilidades e desafios para a redução das desigualdades educacionais. No encontro, de iniciativa do Vozes Urbanas, da Fundação Tide Setubal, Vanda falou sobre Implementação de Políticas Educacionais e enfrentamento da desigualdade escolar baseada em estudos que ela e Claudia Vovio fizeram sobre 13 políticas educacionais e 2 experiências de escolas que enfrentaram a desigualdade, seguindo pesquisadores.

 

(...) Para a professora, as políticas públicas são os meios como são distribuídos os bens valorizados na sociedade, como a educação escolar. “Quando dizemos que todos têm direitos à educação básica, estamos definindo um critério de distribuição que nem sempre foi assim”.

 

Embora seja um direito para todos e todas, há um processo de desigualdade produzido dentro da escola. Assim, Vanda e a professora Claudia Vóvio, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pesquisaram 15 experiências ao redor do mundo nas quais as desigualdades são enfrentadas. O que estas experiências tinham em comum é que “as políticas estudadas pensaram não somente na suas formulações, mas em formas de implementação, nos processos de preparo dos agentes da educação e procedimentos de negociação para acontecerem de fato, além de preverem mecanismo de correção.”

 

Fonte: Fundação Tide Setubal

 

Confira o vídeo na integra, publicado no Youtube da Enfrente:

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Dica de Evento: Conferência com o Professor Steven Maynard Moody

February 19, 2020

1/3
Please reload

Posts Recentes