• Rede Reippe

Reunião de Pesquisa: A implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa no Estado do Ceará.

Atualizado: Set 11



No dia 24/08, a Profª Ana Cristina Oliveira e seus orientandos da Unirio receberam, em reunião de pesquisa virtual, a Profª Maria Elizabete Ramos, também membro da REIPPE.


A convidada apresentou e discutiu com o grupo o texto “A implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa no Estado do Ceará,” de autoria de Maria Océlia Mota, Liana Biar e Maria Elizabete Ramos.


O encontro, de discussões enriquecedoras, foi mais uma aproximação dos grupos de pesquisa POGEFE, da Unirio, e LAED, da Puc-Rio, ambos integrantes da REIPPE”. 


Resumo do encontro:


Discutimos o desenvolvimento e os resultados da pesquisa, a partir do referencial teórico que aborda a Implementação de Políticas Educacionais, incluindo suas escolhas metodológicas. 


"Por meio de seus resultados exitosos, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) colocou o Ceará em evidência no cenário educacional brasileiro e ganhou destaque como expressão máxima do regime de colaboração no estado.


O objetivo do PAIC é que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, e tem na formação continuada o componente essencial da profissionalização docente. Em função da complexidade de atribuições e competências nas formas de coordenação, que envolve repasse de recursos e mecanismos de indução para adesão a essas políticas, esse trabalho pretende investigar como acontece o alinhamento discursivo na implementação da política.


A metodologia da pesquisa se utiliza da análise da narrativa para interpretar a percepção dos agentes que interagem na implementação do PAIC. Os resultados mostram que os diferentes níveis hierárquicos da burocracia educacional se refletem nas narrativas e permitem estabelecer um contraste entre as formas de interação dos agentes e suas respectivas percepções e margem de atuação." 



14 visualizações
NEWSLETTER
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone

LINKS ÚTEIS

© 2020 por REIPPE - Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais.Todos os direitos reservados