top of page

Membros da REIPPE participam de mais uma banca sobre Implementação - LaPOpE – UFRJ

Apesar do “isolamento social” que o Covid - 19 (novo coronavírus) impôs ao mundo, as pesquisas e trabalhos na área de implementação de políticas públicas não pararam.No dia 31 de março de 2020, através da plataforma Zoom, aconteceu a defesa da Dissertação intitulada "DINÂMICAS DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE ESTIGMA E REPUTAÇÃO NOS PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA ENTRE ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO”. O trabalho, de autoria de Ryna Wanzeler de Oliveira e sob a orientação da Professora Ana Pires do Prado (UFRJ), contou com os Professores Ana Cristina P. de Oliveira e Rodrigo Rosistolato, ambos membros da REIPPE, na banca de avaliação. A dissertação integra a pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE – UFRJ) sobre os procedimentos de matrícula escolar. Veja abaixo um pouco do que a dissertação abordou: A política de matrícula do município do Rio de Janeiro é regida por uma resolução que define regras e normas. Seus agentes, cujas funções também estão alinhadas por meio de decreto, executam essa política, configurada por uma lógica de dominação predominantemente racional legal (Weber, 1998). O trabalho parte da ideia de que os gestores das escolas e da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) são os burocratas responsáveis pela implementação da política de matrícula e podem agir com níveis de discricionariedade no momento do atendimento ao público (Lipsky, 1980). Os resultados indicaram diferentes níveis de discricionariedade da burocracia nos procedimentos de matrícula. Além disso, a implementação da política de matrícula pela burocracia e suas percepções sobre os alunos e suas famílias revelam a produção e reprodução de estigmas e reputações das escolas, reforçando um cenário de desigualdade educacional e com tendência à falta de equidade na distribuição de vagas.

Trazendo um assunto de extrema relevância para a área a dissertação de excelente qualidade, foi aprovada e recomendada para divulgação. Após a revisão final, será disponibilizada no banco de Teses e Dissertações da CAPES e colocaremos o link aqui no site, no menu “publicações”.


Parabéns Ryna Wanzelerde Oliveira e sua orientadora Ana Pires do Prado, excelente trabalho.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Eleição do novo Grupo Diretivo (2024-2025)

A eleição para o Grupo Diretivo da Reippe ocorreu em Assembleia de Membros realizada no dia 07/10/2023, seguindo diretrizes do Regimento Interno. Na ocasião, estiveram presentes 17 membros. Formado p

Ata da Assembleia Extraordinária da Reippe

Com compromiso à transparência das nossas ações, a Reippe torna pública a ata da Assembleia Extraordinária da Reippe realizada no dia 03 de junho de 2022 no formato on-line.

Ata da Assembleia da XII Reunião Anual da Reippe

Com compromiso à transparência das nossas ações, a Reippe torna pública a ata da Assembleia da XII Reunião Anual da Reippe, realizada no dia 17 de setembro de 2022.

コメント


bottom of page